Seguidores

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

12 Grupos de teatro ameaçados de morte marcharam dia 31/8 em Bogotá

12 Grupos de teatro ameaçados de morte marcharam ontem em Bogotá


Nas ultimas décadas a Colômbia tem aparecido no panorama mundial com duas imagens contrastantes: de um lado o crescimento econômico e a condição de ímã do investimento estrangeiro são orgulhosamente salientados por governos de plantão que, ao mesmo tempo, destacam a renovação do país como destino turístico que oferece beleza e segurança para seus visitantes. A mesma segurança, porém, não é oferecida para todos os nacionais, que também não conseguem desfrutar das belezas do território. É precisamente essa a segunda imagem que tem caracterizado a Colômbia nesses anos: um país desaparecido num confronto armado que produz, sem parar, mortos e refugiados, desterrados e perseguidos.
A cada dia mais pessoas são obrigadas a abandonar suas moradas por serem declaradas "perigosas", "subversivas", "sindicalistas", "pensadores", "críticas" ou simplesmente por incomodar os projetos de controle da terra e do pensamento. Agora, segundo as noticias que nos chegam desde Bogotá, as ameaças são também dirigidas às pessoas que, através das artes, procuram uma saída ao ódio, à injustiça e à tristeza cotidiana deixadas pelo confronto. Os grupos de paramilitares chamados Águias Pretas fizeram um ultimato para que 12 organizações de teatro de Bogotá deixem a cidade ou serão mortos, sob a acusação de "se apresentarem como defensores dos direitos humanos".
Nesta terça-feira, dia em que terminou o prazo dado pelos paramilitares, as organizações não fugiram. Marcharam, fazendo resistência à desesperança através das artes e nos lembrando que nem tudo está perdido se todos e qualquer de nós podemos ser tão perigosos para os interesses dos executores do projeto que busca nos controlar e nos calar. Às 12 do meio dia desta terça-feira 30 de agosto de 2011, as organizações caminharam em Bogotá desde o "Parque Nacional" até a "Plaza de Bolívar", lugar onde se encontram as sedes dos governos nacional e distrital.
Leia mais em:
Manifesto dos 12 grupos de teatro ameaçados de morte
Fonte:  http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2011/08/496447.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário