Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

POLÍCIA TENTA PARAR APRESENTAÇÃO DO LEVANTA FAVELA NA ESQUINA "DEMOCRÁTI...



 No dia 16 de Outubro de 2010 a Esquina "Democrática" voltou a ser palco de embate. A Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA... apresentava sua montagem de Teatro de Rua Árvore em Fogo quando vários soldados da Brigada Militar tentaram interromper a apresentação abaixo de ameaças de prisão e de gritos para intimidar os atores. Nós da Cambada ,em um verdadeiro ato de resistência, levamos a apresentação até o final. Foi quando nos vimos detidos (inclusive uma criança de 11 anos que participa da peça), não poderíamos deixar o local nem poderíamos levar nosso material cênico, caso não nos identificássemos. Fomos levados a delegacia quando ,por sorte, um pedestre se identificou como advogado e nos acompanhou, não sabemos o que seria dentro da delegacia cercados por vários policiais sem este advogado que apenas passava e resolveu não ficar calado diante de tão absurda atitude dos soldados. Um deles argumentou que um dos motivos que os fizeram tentar parar a peça foi o que "algumas pessoas não estavam gostando".



Depois de algum tempo de discussão dentro da delegacia, fomos identificados e liberados. Esta intervenção da Brigada Militar desrespeita o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 que diz:




"É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA"

Este foi mais um ato estúpido, inexplicavel e inconstitucional da polícia.

Árvore em Fogo é um alerta para a necessidade de Liberdade. Junto com Brecht a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA...afirma: 

DE HOJE EM DIANTE TEMEREMOS MAIS A MISÉRIA QUE A MORTE!!

13 comentários:

  1. ARRIBA LOS QUE LUCHAN! Não nos impressionamos com a atuação da indigna BM! Vida longa ao Teatro de rua!!!

    ResponderExcluir
  2. É revoltante! E quase difícil de acreditar que isso não aconteceu no período da ditadura militar. Mas está virando rotina. Semana passada, enquanto filmava a mobilização dos sem terrinha, fui empurrado pelas costas por um brigadiano que fazia a função de porteiro do estacionamento do Ministério Público Estadual. O motivo dele? Eu fiquei na frente da passagem de um carro e não o ouvi para desobstruir a calçada. Se quiserem fazer uma matéria a respeito do que aconteceu, vamos falar sobre isso. Um abraço do povo da Catarse a todos vocês. Não esmoreçam e sigam firmes! Jefferson.

    ResponderExcluir
  3. É revoltante!!! Isso não pode continuar! É livre a expressão de um povo para seu povo. Querem manter a ordem limando as artes das ruas, se deixarmos assim o que será durante a copa do mundo? Vamos a luta pelos direitos constituídos. Força!!!!! márcio silveira

    ResponderExcluir
  4. Fiquei de queixo caído com essa notícia! Como disse o Jefferson,parece coisa do tempo da ditadura militar. Mas, com as apresentações e a divulgação dessa barbaridade, vocês mostram toda a razão de ser do teatro de rua. Continuem lutando a boa luta, o teatro precisa é de gente como o Levanta Favela. Paulo Brody

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É revoltante, que indignação!!! Tem que jogar mais e mais esse fato no "ventilador". Intervenção policial em uma apresentação teatral!??? Como pode isso, deveriam fazer intervenção na vida daqueles que exploram o povo em benefício próprio. Arte engajada sempre! Onde está a liberdade de expressão nesse país, aliás, já escrevi um poema- denúncia sobre isso em meu blog. Segue abaixo:

    Poema-Denúncia

    Grito por liberdade de expressão
    Censura camuflada
    Corruptos abafados
    Não deixemos calar a voz
    daqueles que proferem aos outros
    o que a corja
    de parasitas
    esconde
    por debaixo do
    pano

    Tânia Marques 02/08/09

    ResponderExcluir
  7. aMIGOS DAÍ! tODO APOIO A VOCÊS!
    iSSO QUE DÁ! FICA MISTURANDO TEATRO COM POLÍTICA, COM LUTA SOCIAL!...
    ESTAMOS JUNTOS NESSA!
    GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  8. Nós de Salvador - Bahia estamos perplexos que isso aconteceça numa cidade tão historica quanto Porto Alegre. Ja não basta ser uma arte excluida ainda temos que passar por esses constragimentos e o pior ESSE MISERAVEL conseguiu acabar com a apresentaçõ do espetáculo. Companheiros(ras) somos solidarios a vocês e podem ter certeza no dia do teatro(ou melhor no mes de março) estaremos reforçando as nossas criticas no nosso espetáculo "CONTADORES DA CENA" q diz justamente essas barbaridades no brasil

    ResponderExcluir
  9. é inacreditável. vamos discutir aqui em Pelotas o lamentável ocorrido com os alunos de teatro e dança da UFPel. FORÇA!

    ResponderExcluir
  10. Sou academica do curso de teatro aqui de Pelotas
    e estamos indignados com o acontecido...
    Força!!!
    A luta de vcs tbm é nossa!!!!

    ResponderExcluir
  11. Teatro popular é o que fascina
    Estou lhe convidando a visitar o meu blog e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei grato esperando vc, lá
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não ficou claro, afinal, porque o absurdo dessa abordagem da BM (digo: de um soldado!!). A atuação dos "atores de rua" se configura perturbação do sossego público? Porque os políciais não preendem os motoristas deliquentes no trânsito, as torcidas organizadas de futebo, que provocam violencias nas saídas de estádios? por exemplo?. A fase da ditadura "já passou". A BM precisa mais é de "arte" não procedimentos de repressão absurda. Esta é a Polícia que o Brasil (os gaucgos querem). Atores levados para deligacias!! Onde eles ~vão se apresentar? Lógico no espaço público, onde mais. Quem sabe façam uma peça para apresetnar para a BM.

    Arnaldo Chagas (Psicologo Social)

    ResponderExcluir
  13. Qual foi a alegação dos brigadianos?? Por favor, ALGUMA COISA ELES DEVEM TER ALEGADO!

    Do jeito que está relatado, parece que eles detiveram os atores simplesmente porque não gostaram da peça...

    ResponderExcluir